Há nove aminoácidos – histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina – que são os chamados aminoácidos essenciais. Como não podem ser sintetizados pelo corpo humano, temos de consegui-los por meio dos alimentos.

Vamos ver quais são os aminoácidos mais importantes para o cabelo.

Metionina

A metionina é um dos aminoácidos que desempenha um papel significativo no crescimento do cabelo. É um aminoácido essencial que afirma que o corpo não consegue sintetizá-lo por conta própria e deve ser consumido por meio de dieta ou suplementos.

A metionina é derivada do enxofre, que é essencial para a fabricação de queratina na haste do cabelo. Além disso, aumenta a produção de colágeno no corpo, o que fortalece a haste do cabelo.

Cisteína

Também conhecido como L-cisteína, contribui para a formação de proteínas e ajuda a construir os fios de cabelo através da queratina. A cisteína tem a capacidade única de formar ligações dissulfeto que unem os fios de queratina do cabelo. Isso permite que o fio de cabelo tenha propriedades fibrosas que permitem reter a umidade e nutrir os folículos capilares. A cisteína é um aminoácido não essencial e pode ser obtida de fontes alimentares como brócolis, gérmen de trigo de frango e brotos.

Arginina

A arginina, também conhecida como L-arginina, é um precursor do óxido de nitrogênio. A abertura dos canais de potássio faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, o que facilita o movimento dos vasos sanguíneos e melhora a circulação.

A melhora na circulação sanguínea aumenta ainda mais o suprimento de sangue aos folículos capilares, que estimulam o crescimento do cabelo. Por ser um aminoácido não essencial, pode ser encontrado em fontes de alimentos como peixes. Coco, sementes de gergelim, avelã e castanha de caju. Os aminoácidos são, portanto, muito essenciais para o crescimento saudável do seu cabelo e para prevenir a sua queda.

Glutamina

Existe um papel estranho da glutamina no crescimento do cabelo. Como sabemos que a queratina é o principal componente do cabelo e contém uma grande quantidade de cisteína. Uma grande quantidade de enxofre é necessária para a síntese da cisteína e esse enxofre é transportado para o couro cabeludo com a ajuda da glutamina que resulta automaticamente no novo crescimento do cabelo.

Dieta de aminoácidos

Comer uma dieta balanceada é uma das melhores maneiras de obter os aminoácidos de que o cabelo precisa. A saúde e o crescimento do cabelo dependem significativamente da dieta que você ingere e dos nutrientes que ingere. A deficiência desses nutrientes e aminoácidos pode causar o enfraquecimento do cabelo, queda de cabelo ou redução da saúde geral do cabelo.

Portanto, para evitar isso, é muito importante consumir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes que inclua os alimentos responsáveis pelo crescimento saudável do cabelo.

Alimentos como carne de porco, frango e bovina, além de peixes como salmão, mero, atum e sardinha são ricos em isoleucina, valina, leucina, fenilalanina, treonina, metionina, histidina e lisina.

Frango, peru, coelho e peixes como salmão, sardinha, vieira, medo, bacalhau e atum são ricos em triptofano.

O leite e seus derivados, em especial o queijo, também contêm praticamente todos os aminoácidos. E o ovo, especialmente, a clara, contém aminoácidos como isoleucina e valina.

Alimentos de origem vegetal:

O grão-de-bico, a soja, alguns feijões, trigo-sarraceno, quinoa, amaranto, sementes de cânhamo e pistache contêm todos os aminoácidos essenciais.

Mas, por exemplo, as lentilhas têm uma quantidade limitada do aminoácido essencial metionina, e os cereais, como o arroz integral, por exemplo, contêm pouca lisina e treonina.

Portanto, se fizermos um prato que combine lentilhas (ricas em lisina, pobres em metionina) com arroz integral (rico em metionina e pobre em lisina), obteremos uma refeição com proteínas completas.

Mas não há necessidade de combiná-los sempre na mesma refeição se você não quiser. Também se pode fazer isso com diferentes refeições durante o dia.