Vamos explicar como essa nova tendência saudável mudará completamente o seu cabelo!

O que é No Poo e Low Poo?

São técnicas de lavagem de cabelo, o que significa nenhum shampoo e pouco shampoo, respectivamente. Sua finalidade é lavar os cabelos de forma suave ou menos agressiva, excluindo ou reduzindo o uso de produtos químicos como sulfatos, vaselinas, etc.

A técnica foi desenvolvida por Lorraine Massey, cabeleireira e cofundadora da empresa Deva Curl, que ganhou fama ao escrever o livro Curly Girl – que na versão brasileira virou Manual da Garota Cacheada.

Por muito tempo, a oleosidade capilar foi comumente sinônimo de sujeira, que na verdade contém vários minerais que são benéficos para os fios de cabelo, pois os hidratam e nutrem naturalmente.

Como resultado, a indústria cosmética criou xampus com presença de sulfatos, para remover completamente o óleo capilar. Eles estão presentes em quase todos os xampus no mercado hoje. O problema é que, com o óleo natural, os sulfatos removem também os nutrientes que a oleosidade natural contém, deixando os fios fracos, secos e quebradiços.

O objetivo das técnicas de low / no poo é limpar o cabelo sem remover completamente os óleos naturais. Para isso, é necessário abrir mão de certos produtos químicos presentes nos shampoos, como sulfatos, vaselinas e silicones insolúveis. A diferença entre as duas técnicas é o nível de produtos químicos tolerados: a técnica no poo bane qualquer produto químico agressivo. Enquanto isso, o low poo exclui apenas sulfatos pesados ​​e petrolatos.

 

E o que são parabenos e petrolatos?

Para quem não sabe, parabenos e vaselinas são substâncias muito comuns na indústria capilar. Eles estão presentes em muitos produtos, mas muitas vezes acabam sendo prejudiciais aos cabelos.

 Petrolatos:

Os produtos à base de petróleo são substâncias derivadas do petróleo que criam uma camada de vedação nos fios, dando a falsa impressão de saúde, maciez e brilho nos cabelos. Com isso, sem a lavagem com os sulfatos pesados, essa camada que envolve os fios acaba acumulando e bloqueando a absorção de nutrientes importantes para a saúde dos cabelos.

 

 Parabenos:

Os parabenos são usados ​​para evitar a proliferação de microrganismos, o que aumenta a vida útil dos produtos. Essas substâncias também são utilizadas em outros produtos cosméticos, como hidratantes, protetores solares, entre outros. O problema é que os parabenos não são muito saudáveis ​​para o uso prolongado, pois aumentam o risco de câncer.

 

No poo e cabelos cacheados

Inicialmente, essas técnicas foram criadas especificamente para cabelos cacheados, pois a hidratação natural demora muito para chegar ao final da mecha. Porém, antes de chegar lá, seu cabelo fica sujo com as impurezas do meio ambiente.

Então, o que você faz quando sente que seu cabelo está sujo? Lave! Em seguida, entra os xampus com seus sulfatos e outros produtos químicos agressivos que, ao invés de limparem apenas essa sujeira comum, também tiram a oleosidade natural. Com isso, aquela bela hidratação natural nunca chega às pontas dos fios. Os produtos permitidos nestas técnicas limpam apenas o necessário, permitindo que os minerais hidratem os cabelos de forma natural.

 

Os benefícios do No e Low Poo

Mudar drasticamente os produtos da prateleira e a maneira como você cuida do cabelo depois de anos pode ser um pouco chocante. Estes são os cinco principais benefícios oferecidos pelas técnicas de low / no poo:

 

  1. Menos lavagens

Como esses métodos de lavagem não removem os óleos naturais, o corpo não sente o “desespero” de repor o óleo e, com isso, os cabelos demoram mais para se sujar, o que diminui a necessidade constante de se lavar.

 

  1. Diminuição da caspa e oleosidade

Devido à lavagem excessiva, necessária ao usar produtos à base de sulfato e petrolato, a oleosidade aumenta e cria caspa. Quando paramos de alterar o pH capilar, reduzimos esse excesso de óleo e a caspa para de se manifestar.

 

  1. Cabelo mais natural e disciplinado

O cabelo fica muito mais natural, pois não possui uma química agressiva em sua estrutura. Sem falar na hidratação natural, que é tão reparadora quanto o salão de beleza, senão mais.

Essa técnica é bastante conhecida por dar definição aos cabelos cacheados, deixando-os mais disciplinados e consistentes. Para cabelos lisos, os benefícios serão fios de cabelo mais soltos e suavidade de aparência mais natural.

 

  1. Mais brilho

Distribuindo corretamente os minerais naturais, os fios de cabelo ganham um ar mais brilhante!

 

  1. Mais economia

A matemática é super básica. Menos lavagem e menos desperdício de produto equivalem a mais dinheiro.

 

Legal, não acha?